O primeiro jogo Sonic, Sonic the Hedgehog,, era um jogo de plataforma lançado em 1991 que apresentava o protagonista Sonic correndo pelos níveis do jogo para impedir os planos do Doutor Robotnik de dominar o mundo. O jogo se focava na habilidade de Sonic de correr e pular a altas velocidades com o uso de springs, slopes e loop-the-loops. Sua sequência, Sonic the Hedgehog 2, um jogo de plataforma de 1992, aumentou a variedade e a velocidade da jogabilidade da série e foi o segundo jogo mais vendido do Mega Drive de todos os tempos. O jogo introduziu o parceiro de Sonic, Miles "Tails" Prower, que seguia Sonic pelo jogo, e o movimento "spin dash", que permitia a Sonic ganhar propulsão rapidamente quando parado. A próxima sequência, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em 1994. O jogo introduziu um movimento de defesa temporária, adicionou novos tipos de escudo, e permitia que Tails voasse sendo controlado pelo jogador. O jogo também introduziu um novo personagem, Knuckles the Echidna, que serviu como um antagonista adicional ao lado do Doutor Robotnick. Sonic & Knuckles, lançado em 1994, introduziu Knuckles como um personagem jogável com habilidades de vôo planado e escalada de parede. e permitiu aos jogadores conectar Sonic the Hedgehog 3 no topo do cartucho de Sonic and Knuckles. Isso permitia que se jogasse o jogo como ele foi desenvolvido originalmente; os jogos eram para ser um só, mas foram separados por problemas de espaço e tempo.
Sonic 3D Blast, um jogo de plataforma de 2.5D isométrico lançado em 1996 apresenta Sonic correndo em ambientes pseudo-3D enquanto tenta resgatar Flickies do Doutor Robotnik.
Sonic CD, lançado para Mega-CD/Sega CD em 1993, introduz o personagem Amy Rose e possui níveis que se modificam dependendo se o Sonic está no passado, presente ou futuro.
Sonic Chaos, lançado em 1993 para Master System, apresentava Tails como um personagem jogável. A sequência, Sonic Triple Trouble, lançado em 1994 para Game Gear introduz um novo personagem, Nack the Weasel, que, assim como Knuckles e Doutor Robotnik, deseja coletar todas as Esmeraldas do Caos.
Um dos últimos jogos para Game Gear, Sonic Blast, lançado em 1996 possuia sprites pré-renderizados.
Sonic Labyrinth, lançado para Game Gear em 1995, possuía uma visão isométrica e uma jogabilidade com uma exploração mais lenta como consequência do Robotnik ter trocado os sapatos de Sonic por "Speed Down Boots."
Spin-off
Muitos jogos do Sonic não são plataforma.
Spin-off de personagens
Tails recebeu dois spin-offs para Master System. Tails' Skypatrol, lançado em 1995, permitia aos jogadores controlarem um Tails que voava o tempo todo. Tails Adventure, também de 1995, era um jogo de plataforma com elementos de RPG.
Knuckles Chaotix, lançado em 1995 para Sega 32x, apresenta Knuckles e um novo grupo chamado Chaotix enfrentando Doutor Robotnik. O jogo apresentava um sistema de dois jogadores cooperativos em que os personagens eram conectados por anéis mágicos.
Pinball
Sonic the Hedgehog Spinball, lançado em 1993 nos jogos eletrônicos, é um simulador de pinball modelado com base nas zonas Spring Yard e Casino Night dos primeiros dois jogos de Sonic. O jogo, diferente dos simuladores de pinball em geral, tem como objetivo principal coletar todas as esmeraldas do caos em cada nível e derrotar os chefes do nível. Foi um dos poucos jogos a possuir elementos dos desenhos Sonic the Hedgehog and Adventures of Sonic the Hedgehog, apesar das referências serem apenas visuais.Sonic the Hedgehog and Adventures of Sonic the Hedgehog
Quebra-cabeça
Dr. Robotnik's Mean Bean Machine é um jogo de quebra-cabeça similar a Puyo Puyo que se passa no universo de Adventures of Sonic the Hedgehog.
Sonic Eraser, um jogo de quebra-cabeça lançado exclusivamente para Meganet, que requer o uso do modem do sistema.
Corrida
Sonic Drift é um jogo de corrida de kart lançado em 1994. Recebeu uma sequência, Sonic Drift 2, lançada em 1995.
Sonic R, um jogo de corrida a pé foi o primeiro jogo a ser totalmente em 3D, sendo lançado para Sega Saturn em 1997.
Elementos da natureza
Classificação somente dos 4 primeiros jogos do sonic, pois somente eles se encaixam como elementos da natureza, o que pode se notado nas fases dele, que são os seguites:
Sonic the Hedgehog - Terra
Sonic the Hedgehog 2 - Ar
Sonic the Hedgehog 3 - Água
Sonic & Knuckles - Fogo.
Animação
Devido ao sucesso da série, desenhos animados estrelando o personagem foram feitos:
Adventures of Sonic the Hedgehog, o desenho estrela Sonic e Tails lutando contra Dr. Robotnik e sua gangue de robôs, o desenho possuí referências aos jogos antigos dele.
Sonic the Hedgehog (série animada), mais pesado do que o primeiro, o desenho passa em um mundo onde Dr. Robotnik é um ditador e conquista Mobius, restando um grupo de rebeldes contra ele chamados de Lutadores da Liberdade tentam acabar com a tirania dele.
Sonic Underground, de todos os desenhos, esse é o que mais se distancia do jogos, nele, Sonic possuí dois irmãos,Sonia e Manic, e eles são filhos da Rainha Aleena, e eles ficam procurando por ela para poderem formar uma família de novo, ocorre também que o Dr. Robotnik, o ditador de Mobius quer capturar a Rainha Aleena antes deles.
Sonic the Hedgehog: The Movie, nesse anime, Sonic e Tails moram em um planeta chamado de Planeta da Liberdade, no qual Dr. Eggman diz pra eles que um ser chamado de Black Eggman toma posse da Eggmanland, quando Sonic e Tails vão investigar, eles encontram com Metal Sonic, e também com o Knuckles, que nesse desenho ele é um caçador de tesouros.
Sonic X, é um anime que conta a história que Sonic acaba indo parar no planeta Terra, onde ele conhece Chris, uma criança rica que não tem amigos, a trama se desenrola com o Sonic e seus amigos procurando as Esmeraldas do Chaos para poderem voltar ao Seu planeta, porém o Dr. Eggman também quer as possuir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário