A maioria dos títulos Sonic são jogos de plataforma de perspectiva lateral. Seus controles são básicos e não desviam muito do gênero padrão; o ponto vital da série é a velocidade dos personagens jogáveis, que geralmente têm a habilidade de correr ladeiras, muros. Loopings e giros são também comuns nos jogos do Sonic, como gigantes maquinas de pinball que tratam Sonic como uma bola. O estilo de jogo, no entanto, gerou críticas, pois exige poucos comandos do jogador, sendo dito que pode ser completado seguindo uma única direção. Entretanto, o jogo têm numerosas partes que exigem saltos precisos para evitar perigos.
Conforme vai progredindo em suas missões, Sonic deve coletar anéis para proteger-se de inimigos e armadilhas; enquanto ele tem pelo menos um deles ele é invulnerável a danos, perdendo todos eles quando é atacado. A maioria dos jogos permite que Sonic recupere alguns destes anéis durante um curto período. Entretanto, anéis não protegem de todos os danos: ele pode se afogar, ser esmagado, ou cair e morrer. Seguindo a linha de vários jogos de plataforma, coletando 100 destes anéis premiarão Sonic com uma vida extra. Certos títulos da série também premiam a coleta de outras quantidades de anéis; frequentemente, 50 anéis precisam ser coletados para acessar as fases especiais nas quais se encontram as Esmeraldas do Caos.
Há vários jogos em 3D do Sonic, tendo várias diferenças como o novo modelo do Sonic, redesenhado para se adaptar melhor a 3D, Sonic está mais magro e alto, sapatos variados, olhos verdes, cor azul mais viva e escura e espinhos maiores. Há também nos jogos 3D, o ataque Homing Attack, onde Sonic pula e vai em direção ao inimigo mais próximo. Outra diferença é que nem todos os anéis são perdidos quando atacados. Outra coisa, influenciada do Sonic & Knuckles, é o Super Sonic ser apenas jogável no espaço no chefe final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário